A CONDIÇÃO ATUAL DO USO E DA COBERTURA DA TERRA NA AMAZONIA: UMA LEITURA A PARTIR DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO SÓCIO ESPACIAL

Auteurs-es

  • Cláudia Pinheiro Nascimento Universidade Federal de Rondônia
  • Maurício Silva INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Résumé

A ocupação e o desenvolvimento da região amazônica apresentam, ao longo do seu processo de Formação Socioespacial, diferentes atores e mecanismos que contribuíram para a transformação dos seus recursos naturais, este processo esteve associado a dois elementos: o espaço e o tempo, que se relacionam de forma dialética. Este artigo busca entender como ao longo do tempo o espaço amazônico foi sendo transformado a partir da lógica dos atores envolvidos e das políticas implantadas, associados aos diferentes interesses atendidos na tentativa de explicar como ocorreram as transformações na forma e no conteúdo do espaço amazônico e seus reflexos na condição atual do uso e da cobertura da terra.

Bibliographies de l'auteur-e

Cláudia Pinheiro Nascimento, Universidade Federal de Rondônia

Formada em em Geografia pela Universidade do Estado de Santa catarina, mestre em geografia pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é colaboradora do INPE - CRA/Belém.

Maurício Silva, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Formado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa catarina, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é tecnologista do INPE - CRA/Belém.

Téléchargements

Publié-e

2012-05-19

Comment citer

Nascimento, C. P., & Silva, M. (2012). A CONDIÇÃO ATUAL DO USO E DA COBERTURA DA TERRA NA AMAZONIA: UMA LEITURA A PARTIR DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO SÓCIO ESPACIAL. Revista De Geografia, 29(1), 225–251. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228965

Numéro

Rubrique

Artigo Científico