A VISÃO DO RIO CAPIBARIBE POR ALUNOS DA ESCOLA DO RECIFE, PERNAMBUCO

Autores

  • Lívia Câmara Machado Universidade Federal de Pernambuco
  • Ricardo Augusto Pessôa Braga Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A relação homem-natureza é retratada por uma crise vivenciada ao longo dos anos devido ao modelo de apropriação capitalista adotado pelo homem na exploração dos recursos naturais. O rio Capibaribe reflete os danos causados por este modelo apresentando em sua realidade graves problemas de poluição, desmatamento das áreas de mata ciliar e ocupação em suas margens. Desta forma, a prática da educação ambiental nas escolas torna-se fundamental devido à necessidade do agir enquanto instrumento educativo para melhoria do meio ambiente. Conhecer como estes espaços contemplam a educação ambiental respeitando o seu contexto local torna-se necessário para a eficácia das ações de melhoria e conservação dos recursos naturais. O objetivo do presente trabalho pretende revelar o olhar do alunado da Escola do Recife no contexto das atividades de educação ambiental do rio Capibaribe visando à reflexão da eficácia destas ações para uma educação ambiental participativa. O estudo demonstra as possibilidades e os desafios das ações pontuais de educação ambiental para uma gestão ambiental participativa no local. 

Biografia do Autor

Lívia Câmara Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Bióloga, Especialista em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Ricardo Augusto Pessôa Braga, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

10.07.2015

Como Citar

Machado, L. C., & Braga, R. A. P. (2015). A VISÃO DO RIO CAPIBARIBE POR ALUNOS DA ESCOLA DO RECIFE, PERNAMBUCO. Revista De Geografia, 32(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229022

Edição

Seção

Artigo Científico