A VISÃO DO RIO CAPIBARIBE POR ALUNOS DA ESCOLA DO RECIFE, PERNAMBUCO
Resumo
A relação homem-natureza é retratada por uma crise vivenciada ao longo dos anos devido ao modelo de apropriação capitalista adotado pelo homem na exploração dos recursos naturais. O rio Capibaribe reflete os danos causados por este modelo apresentando em sua realidade graves problemas de poluição, desmatamento das áreas de mata ciliar e ocupação em suas margens. Desta forma, a prática da educação ambiental nas escolas torna-se fundamental devido à necessidade do agir enquanto instrumento educativo para melhoria do meio ambiente. Conhecer como estes espaços contemplam a educação ambiental respeitando o seu contexto local torna-se necessário para a eficácia das ações de melhoria e conservação dos recursos naturais. O objetivo do presente trabalho pretende revelar o olhar do alunado da Escola do Recife no contexto das atividades de educação ambiental do rio Capibaribe visando à reflexão da eficácia destas ações para uma educação ambiental participativa. O estudo demonstra as possibilidades e os desafios das ações pontuais de educação ambiental para uma gestão ambiental participativa no local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.