INFLUÊNCIA DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS NA BACIA DO RIO JACARECICA
Resumo
Os processos de erosão acelerada pela urbanização não planejada, provocada pelo crescimento desordenado das cidades, podem causar sérios problemas relacionados ao transporte de sedimentos em rios. Quanto melhor o entendimento dos mecanismos de transporte e a avaliação da carga de sedimentos transportados, maior a chance de um diagnóstico eficaz para a solução ou mitigação de problemas associados à deposição de sedimentos. Este artigo apresenta os resultados referentes à análise de material sólido presente na bacia do rio Jacarecica, durante o ano de 2010, bacia essa em processo de urbanização com 24,5 Km² de área, localizado na cidade de Maceió-AL. Foram realizadas campanhas de amostragem e análises em laboratório para a determinação das concentrações de sedimentos em suspensão em seu curso de água, associado aos usos e cobertura do solo. Os resultados mostram que a concentração de sedimentos em suspensão está diretamente ligada aos usos na bacia, com as áreas urbanizadas apresentando maior contribuição de sedimentos no rio, com valores na ordem de até 0,70 mg/L.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.