A FESTA DA CHIQUITA: ESPAÇO SAGRADO E PROFANO NA FÉ-STA DO CÍRIO DE NAZARÉ – BELÉM-PA
Resumo
Com a participação de mais de dois milhões de pessoas, o Círio de Nazaré, realizado na cidade de Belém do Pará, atrai atenção de diversas partes do Brasil e do mundo pela extrema manifestação de fé de seus participantes. Porém, durante a sua história e até hoje, o Círio não se desenvolveu distante de conflitos e tensões, sendo atualmente a Festa da Chiquita a principal subversão aos interesses religiosos da Igreja, sobretudo, por ser um evento realizado por homossexuais. Assim, nosso objetivo neste trabalho visa compreender quais as estratégias territoriais utilizadas por estes agentes que simbolizam o sagrado e o profano, para se apropriar do espaço. A partir da revisão bibliográfica acerca do tema e realização de entrevistas nos trabalhos de campo, percebemos que mudar o local da festa da chiquita é tirar o sentido da mesma, visto à sua importância está associada à alteridade sagrada que é a fé-sta do Círio. Dessa forma, permanecer no seu território, torna-se uma resistência necessária à sua manifestação a partir da festa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.