Reconhecer os professores e seus saberes: ação política na formação docente em Geografia

Autores

  • Eduardo Donizeti Girotto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229216

Resumo

Neste trabalho discutiremos as implicações, limites e possibilidades das pesquisas sobre os saberes dos professores na formação docente na atualidade. Para construir esta análise, dialogaremos com os conceitos de interdição do discurso de Michel Foucault e discurso competente de Marilena Chauí com o intuito de inserir as pesquisas sobre os saberes docentes nos debates que envolvem a relação entre saber e poder na sociedade contemporânea, vista por tais autores como uma das relações importantes para compreensão da totalidade social. A partir desta análise, apresentamos algumas proposições de ações políticas e formativas que busquem reconhecer os professores, seus saberes e práticas na construção de outro projeto de educação e sociedade para além da ordem tecnicista-neoliberal.

Palavras-Chaves: Saberes docentes; Discurso; Formação 

Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo

Doutor em Geografia Humana, USP. Professor Doutior do Departamento de Geografia da USP.

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Publicado

23.07.2016

Como Citar

Girotto, E. D. (2016). Reconhecer os professores e seus saberes: ação política na formação docente em Geografia. Revista De Geografia, 34(1). https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229216

Edição

Seção

Artigo Científico