A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM MOVIMENTOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TESSITURAS EXPERIENCIAIS DO PIBID-GEOGRAFIA

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos UFPE
  • Valdemira Pereira Canêjo UFPE
  • Josias Ivanildo Flores de de Carvalho UFPE
  • Laryssa de Aragão Sousa UFPE

Resumo

Este trabalho tem como proposta apresentar os resultados empreendidos a partir de uma experiência de formação à docência no âmbito do Subprojeto PIBID-Geografia da UFPE. A prática aqui evidenciada e articulada com elementos de cunho teórico, pedagógico e metodológico é produto do Projeto “Cartografia Social como linguagem no processo de ensino e aprendizagem em Geografia”, onde visa desenvolver com os alunos um novo olhar de ler e observar seu meio de forma crítica, reflexiva e situada. A iniciativa visou colaborar com o aprendizado e com proposições reflexivas para a formação de conceitos, em particular os associados diretamente a ciência geográfica. O trabalho sinalizou que é possível uma ação crítica, conduzindo o aluno a uma autonomia vinculada a sua realidade. Diante desta premissa, construir com autonomia sua realidade é descortinar as problemáticas vigentes do cotidiano e dos elementos que ilustram o desenvolvimento local e as atividades do lugar.

Biografia do Autor

Francisco Kennedy Silva dos Santos, UFPE

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação-GPECI/UFPE.

Valdemira Pereira Canêjo, UFPE

Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES); Colaborador do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação-GPECI/UFPE.

Josias Ivanildo Flores de de Carvalho, UFPE

Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES); Colaborador do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação-GPECI/UFPE.

Laryssa de Aragão Sousa, UFPE

Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES); Colaborador do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação-GPECI/UFPE.

Downloads

Publicado

14.07.2016

Como Citar

dos Santos, F. K. S., Canêjo, V. P., de Carvalho, J. I. F. de, & Sousa, L. de A. (2016). A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM MOVIMENTOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TESSITURAS EXPERIENCIAIS DO PIBID-GEOGRAFIA. Revista De Geografia, 33(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229274

Edição

Seção

Artigo Científico