A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM MOVIMENTOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TESSITURAS EXPERIENCIAIS DO PIBID-GEOGRAFIA
Resumo
Este trabalho tem como proposta apresentar os resultados empreendidos a partir de uma experiência de formação à docência no âmbito do Subprojeto PIBID-Geografia da UFPE. A prática aqui evidenciada e articulada com elementos de cunho teórico, pedagógico e metodológico é produto do Projeto “Cartografia Social como linguagem no processo de ensino e aprendizagem em Geografia”, onde visa desenvolver com os alunos um novo olhar de ler e observar seu meio de forma crítica, reflexiva e situada. A iniciativa visou colaborar com o aprendizado e com proposições reflexivas para a formação de conceitos, em particular os associados diretamente a ciência geográfica. O trabalho sinalizou que é possível uma ação crítica, conduzindo o aluno a uma autonomia vinculada a sua realidade. Diante desta premissa, construir com autonomia sua realidade é descortinar as problemáticas vigentes do cotidiano e dos elementos que ilustram o desenvolvimento local e as atividades do lugar.Downloads
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