A ECOCIDADANIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: assumindo novos papéis e reconstruindo a trajetória da escola

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucas Viana Botêlho Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A formação do sujeito comprometido, ativo e consciente de sua tarefa para com a transformação social permeia a perspectiva de uma escola que tem se buscado na contemporaneidade. A ecocidadania em muito tem a contribuir com a reconstrução da trajetória desta escola que aí está, perpassando pela reformulação de um ensino que não permite a inserção do aluno como partícipe do processo de ensino-aprendizagem e nem a possibilidade de construir o conhecimento a partir das relações deste com o mundo. Neste sentido, objetiva-se compreender como a ecocidadania permite que haja a construção ou a reconstrução de perspectivas no ensino de Geografia e na Educação Ambiental, sobretudo, atingindo uma dimensão holística, ao invés de operacional ou instrumental, na formação do aluno. Através de um levantamento analítico de referências, intenta-se entretecer um debate acerca da ecocidadania e seu contributo para com o processo de fomento a novas possibilidades no chão da escola.

Biografia do Autor

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação  (GPECI/UFPE/CNPQ).

Lucas Viana Botêlho, Universidade Federal de Pernambuco

Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

20.08.2016

Como Citar

Silva dos Santos, F. K., & Botêlho, L. V. (2016). A ECOCIDADANIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: assumindo novos papéis e reconstruindo a trajetória da escola. Revista De Geografia, 33(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229289

Edição

Seção

Artigo Científico