DINÂMICA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NOS MUNICÍPIOS DE CABO DE SANTO AGOSTINHO E IPOJUCA, PERNAMBUCO: PERÍODO DA CONSOLIDAÇÃO DO PORTO DE SUAPE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229310Resumen
Este trabalho trata das mudanças de uso e ocupação do solo urbano nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, Pernambuco, resultantes da implantação de estruturas portuárias. Foram analisadas e mapeadas as transformações ocorridas durante o processo de implantação e consolidação do Complexo Industrial Portuário de Suape. As imagens do satélite LandSAT TM-5 referentes aos anos de 2006 e 2010, foram selecionadas, aplicou-se o processo de classificação supervisionada, realizou-se a interpretação das mudanças ocorridas com auxílio do software SPRING 5.2. A partir dos resultados inferiu-se que a área composta por edificações mais que duplicou, em detrimento das áreas com vegetação ou corpos hídricos. Além disso, foi possível constatar um intenso processo de modificação territorial e urbana.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Twane Maria Cordeiro Xavier

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.