ESPACIALIDADE DOS RITUAIS EM CERIMÔNIAS DE CASAMENTOS CATÓLICOS: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE BRASIL E FRANÇA

Autores

  • Raquel Lage Tuma Instituto Federal de Goiàs
  • Carlos Eduardo Santos Maia Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229376

Resumo

O casamento como um rito de passagem numa perspectiva geográfica é apresentado no texto, enfatizando-se a relação espaço-tempo e cenário com objetivo de analisar as espacialidades nas cerimônias católicas. Demonstra-se e analisa-se o posicionamento das personagens nos rituais mediante uma abordagem comparativa entre Brasil e França. Como procedimentos metodológicos utilizam-se a pesquisa bibliográfica no tratamento conceitual baseado em livros e artigos científicos. Os casos foram estudados nos dois países mencionados, notando-se a ocorrência dos rituais e suas relações espaciais nas sociedades. Observações, registros e entrevistas em campo foram igualmente utilizados nesta pesquisa compreensivo-explicativa na qual se identificam certos fatores e razões que contribuem para as especificidades das cerimônias nestes países.

Biografia do Autor

Raquel Lage Tuma, Instituto Federal de Goiàs

Professora Substituta no Curso de Turismo do Instituto Federal de Goiás - IFG

Bacharel e Mestre em Turismo, Doutora em Geografia

Estágio Doutoral na Universidade de Paris-Sorbonne. 

Carlos Eduardo Santos Maia, Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Geografia

Mestre e Doutor em Geografia pela UFRJ Pós Doutorado no ENEC/Paris IV com bolsa Capes Pesquisador do NUGEA/UFJF e do LABOTER/UFG com ênfase na área de geografia cultural, tendo artigos publicados no Boletim Goiano de Geografia, na Espaço e Cultura, no TECAP/UERJ entre outros periódicos.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

Tuma, R. L., & Maia, C. E. S. (2017). ESPACIALIDADE DOS RITUAIS EM CERIMÔNIAS DE CASAMENTOS CATÓLICOS: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE BRASIL E FRANÇA. Revista De Geografia, 34(3). https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229376

Edição

Seção

Artigo Científico