ESPACIALIDADE DOS RITUAIS EM CERIMÔNIAS DE CASAMENTOS CATÓLICOS: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE BRASIL E FRANÇA

Auteurs-es

  • Raquel Lage Tuma Instituto Federal de Goiàs
  • Carlos Eduardo Santos Maia Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Geografia

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229376

Résumé

O casamento como um rito de passagem numa perspectiva geográfica é apresentado no texto, enfatizando-se a relação espaço-tempo e cenário com objetivo de analisar as espacialidades nas cerimônias católicas. Demonstra-se e analisa-se o posicionamento das personagens nos rituais mediante uma abordagem comparativa entre Brasil e França. Como procedimentos metodológicos utilizam-se a pesquisa bibliográfica no tratamento conceitual baseado em livros e artigos científicos. Os casos foram estudados nos dois países mencionados, notando-se a ocorrência dos rituais e suas relações espaciais nas sociedades. Observações, registros e entrevistas em campo foram igualmente utilizados nesta pesquisa compreensivo-explicativa na qual se identificam certos fatores e razões que contribuem para as especificidades das cerimônias nestes países.

Bibliographies de l'auteur-e

Raquel Lage Tuma, Instituto Federal de Goiàs

Professora Substituta no Curso de Turismo do Instituto Federal de Goiás - IFG

Bacharel e Mestre em Turismo, Doutora em Geografia

Estágio Doutoral na Universidade de Paris-Sorbonne. 

Carlos Eduardo Santos Maia, Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Geografia

Mestre e Doutor em Geografia pela UFRJ Pós Doutorado no ENEC/Paris IV com bolsa Capes Pesquisador do NUGEA/UFJF e do LABOTER/UFG com ênfase na área de geografia cultural, tendo artigos publicados no Boletim Goiano de Geografia, na Espaço e Cultura, no TECAP/UERJ entre outros periódicos.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-22

Comment citer

Tuma, R. L., & Maia, C. E. S. (2017). ESPACIALIDADE DOS RITUAIS EM CERIMÔNIAS DE CASAMENTOS CATÓLICOS: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE BRASIL E FRANÇA. Revista De Geografia, 34(3). https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229376

Numéro

Rubrique

Artigo Científico