O PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E DO AGIR COMUNICATIVO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.236859Resumo
Este artigo busca caracterizar um conceito pedagógico de competência da formação docente, tendo como referência a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. O objetivo central da proposta é refletir sobre a formação do docente universitário como profissional comunicativo-transformativo na perspectiva da práxis pedagógica, em três instituições formadoras, tendo os cursos de licenciatura em Geografia como lócus de investigação. A adoção das categorias centrais de Habermas, trabalho (ação instrumental) e comunicação (ação comunicativa), tendo em vista um conceito de formação dos profissionais de Educação capazes de interligar o processo do ensino nas IES com diferentes conhecimentos e saberes, favorece a interdisciplinaridade e compreensão crítica e integral da realidade complexa, portanto, a elaboração de um conceito de competência emancipatória implica uma reflexão interdisciplinar e rizomática de saberes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.