O PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E DO AGIR COMUNICATIVO

Autori

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Ronaldo dos Santos Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.236859

Abstract

Este artigo busca caracterizar um conceito pedagógico de competência da formação docente, tendo como referência a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. O objetivo central da proposta é refletir sobre a formação do docente universitário como profissional comunicativo-transformativo na perspectiva da práxis pedagógica, em três instituições formadoras, tendo os cursos de licenciatura em Geografia como lócus de investigação. A adoção das categorias centrais de Habermas, trabalho (ação instrumental) e comunicação (ação comunicativa), tendo em vista um conceito de formação dos profissionais de Educação capazes de interligar o processo do ensino nas IES com diferentes conhecimentos e saberes, favorece a interdisciplinaridade e compreensão crítica e integral da realidade complexa, portanto, a elaboração de um conceito de competência emancipatória implica uma reflexão interdisciplinar e rizomática de saberes.

Pubblicato

2018-06-13

Come citare

Santos, F. K. S. dos, & Barbosa, R. dos S. (2018). O PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E DO AGIR COMUNICATIVO. Revista De Geografia, 35(1), 302–313. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.236859