VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA MICRORREGIÃO DE ÓBIDOS, PARÁ: UM ESTUDO UTILIZANDO A CPC MORPHING TECNIQUE (2005 – 2017)

Andreza Dantas Santos, Ignázio Oliveira Bechis, Gabriel Figueiredo Miranda, Jefferson Inayan Oliveira Souto, Norma Ely Santos Beltrão

Resumo


A precipitação desempenha um papel importante na avaliação de riscos relacionados a enchentes, secas e gestão de recursos hídricos, especialmente em regiões tropicais. O objetivo do estudo foi implementar uma análise estatística para estudar a variabilidade espacial e temporal da precipitação na microrregião de Óbidos, através de séries temporais do CPC MORPHing (CMORPH) tecnique durante o período de 2009 a 2017, assim como sua relação com o El Niño-Oscilação Sul (ENOS) através da normalização de dados. Os resultados mostram que os maiores acúmulos pluviométricos na microrregião de Óbidos estão concentrados principalmente entre os meses de dezembro a maio. Em termos de padrão espacial, ocorreram alterações significativas associadas ao fenômeno de ENOS, com déficit pluviométrico durante a ocorrência de El Niño e uma qualidade do regime de precipitação em ocorrências de La Niña em comparação com os anos neutros. Além disso, o alto desempenho dos dados do CMORPH possibilitou a identificação de diferentes padrões de circulação atmosférica, representando o ciclo anual da região.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJLATINDEX
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES