O papel e importância da ciência geográfica enquanto ferramenta de emancipação social: o contexto escolar

Autores

  • Émerson Dias De Oliveira Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE https://orcid.org/0000-0002-0758-7663
  • Tamila Eduarda Souza Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE
  • Milena Ferreira Almeida Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE
  • Halana Rafaela Rocha Tavares Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.241183

Palavras-chave:

geografia científica; ensino; ciência; ensino geográfico; sociedade.

Resumo

A disciplina de Geografia tem sua construção social já datada desde o século XIX na Europa, a qual esteve a serviço da unificação nacionalista daqueles Estados-Nação. No Brasil a Geografia também fio utilizada por seus diversos governantes, desde o período imperial, para instituir uma unidade nacional. Portanto, esta ciência historicamente esteve ligada aos propósitos de uma elite dominante que buscava a perpetuação do seu poder tanto em nível nacional quanto internacional. Assim, ao longo deste estudo se reflete o surgimento e consolidação da Geografia enquanto disciplina singularizada, um esforço que também se deu no meio escolar. O intento ao final do estudo busca trazer à tona a importância que a Geografia escolar apresenta na atualidade enquanto uma ferramenta de interpretação do espaço, situando os sujeitos sociais acerca do seu papel e lugar no mundo. A abordagem aqui levantada questiona também necessidade de entender a Geografia enquanto uma construção social única e enviesada em uma perspectiva totalitária, isto é, um entendimento do espaço geográfico enquanto uma sobreposição de inúmeras possibilidades sociais, compreensão esta que supera as visões fragmentadas e até tendenciosas na qual a Geografia esteve submetida até meados do século XX.

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Publicado

25.12.2019

Como Citar

De Oliveira, Émerson D., Souza, T. E., Almeida, M. F., & Tavares, H. R. R. (2019). O papel e importância da ciência geográfica enquanto ferramenta de emancipação social: o contexto escolar. Revista De Geografia, 36(3), 12–29. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.241183

Edição

Seção

Artigo Científico