Contribuições da Geografia Escolar na busca de um saber-fazer decolonial de enfrentamento ao racismo

Aiala Colares Couto, Jorge Oliveira Costa, Erica Santos Souza

Resumo


O presente estudo é resultado das ações do PIBID em Geografia da UEPA em escolas públicas da cidade de Castanhal – Pará. O objetivo aqui é apresentar de forma descritiva e analítica as estratégias didático-pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, tendo como perspectiva a construção de um saber-fazer decolonial de enfrentamento ao racismo. A metodologia pautou-se em pesquisas bibliográficas, observações de campo e levantamento de dados que foram a base de formação de conteúdos para a elaboração das ações. O resultado apontou para uma maior participação dos alunos nos projetos educativos de antirracismo e as ferramentas utilizadas demonstraram que são bastante eficazes como recurso metodológico de ensino.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.