Contribuições da Geografia Escolar na busca de um saber-fazer decolonial de enfrentamento ao racismo

Aiala Colares Couto, Jorge Oliveira Costa, Erica Santos Souza

Resumo


O presente estudo é resultado das ações do PIBID em Geografia da UEPA em escolas públicas da cidade de Castanhal – Pará. O objetivo aqui é apresentar de forma descritiva e analítica as estratégias didático-pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, tendo como perspectiva a construção de um saber-fazer decolonial de enfrentamento ao racismo. A metodologia pautou-se em pesquisas bibliográficas, observações de campo e levantamento de dados que foram a base de formação de conteúdos para a elaboração das ações. O resultado apontou para uma maior participação dos alunos nos projetos educativos de antirracismo e as ferramentas utilizadas demonstraram que são bastante eficazes como recurso metodológico de ensino.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJLATINDEX
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES