Contribuições da Geografia Escolar na busca de um saber-fazer decolonial de enfrentamento ao racismo

Autores/as

  • Aiala Colares Couto UEPA
  • Jorge Oliveira Costa Universidade do Estado do Pará
  • Erica Santos Souza Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.244595

Resumen

O presente estudo é resultado das ações do PIBID em Geografia da UEPA em escolas públicas da cidade de Castanhal – Pará. O objetivo aqui é apresentar de forma descritiva e analítica as estratégias didático-pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, tendo como perspectiva a construção de um saber-fazer decolonial de enfrentamento ao racismo. A metodologia pautou-se em pesquisas bibliográficas, observações de campo e levantamento de dados que foram a base de formação de conteúdos para a elaboração das ações. O resultado apontou para uma maior participação dos alunos nos projetos educativos de antirracismo e as ferramentas utilizadas demonstraram que são bastante eficazes como recurso metodológico de ensino.

Biografía del autor/a

Aiala Colares Couto, UEPA

bacharel e licenciado em Geografia, Doutorando em Ci6encias do Desenvolvimento socioambiental (NAEA/UFPA), professor e pesquisador da Universidade do Estado do Pará (UEPA),

Jorge Oliveira Costa, Universidade do Estado do Pará

Licenciando em Geografia (UEPA) e Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID- Capes).

Erica Santos Souza, Universidade do Estado do Pará

Licencianda em Geografia (UEPA) e Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID- Capes).

Publicado

2020-12-24

Cómo citar

Couto, A. C., Costa, J. O., & Souza, E. S. (2020). Contribuições da Geografia Escolar na busca de um saber-fazer decolonial de enfrentamento ao racismo. Revista De Geografia, 37(3), 107–126. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.244595