Diálogos e rupturas a partir da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão na formação inicial e nas práticas dos professores de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.248919Palavras-chave:
formação de professores, práticas escolares, ensino-aprendizagem, indissociabilidadeResumo
O presente trabalho objetiva compreender, a partir de aportes teórico-bibliográficos, as necessidades de convergência entre ensino, pesquisa e extensão, de modo a construir um debate propositivo acerca da formação e prática dos professores de Geografia, diante das urgências que emergem no contexto educativo contemporâneo. Construir possibilidades educativas, para a formação de professores de Geografia e suas ações pedagógicas, que reconheçam a relevância do conhecimento geográfico para a feitura de sociabilidades ativas, crítico-atuantes e cidadãs faz-se necessário. Na formação dos que ensinam Geografia vê-se a importância de mobilizar percursos formativos que entrelaçam saberes, competências e habilidades por intermédio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, entendendo que estas dimensões se interpenetram e dialogam profundamente para a construção de roteiros de ensino-aprendizagem que valorizam o papel e a função social da escola e dos professores. Neste contexto, há a busca por uma educação cidadã, que repensa e age sobre práticas formativas no sentido de um projeto de formação que fomente o diálogo, a criatividade e a inventividade, trazendo a realidade vivida para a construção de alternativas didático-pedagógicas transformadoras.
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