Percepção socioambiental sobre a pandemia e o isolamento social em 2020, Mossoró-RN, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.257037Palavras-chave:
Covid-19, distanciamento social, impactos, questão socioambientalResumo
O mundo vivenciou, de março de 2020 a maio de 2023, um momento de pandemia causada pelo novo coronavírus. A pandemia afetou intensamente as pessoas mais vulneráveis e mostrou o despreparo global frente a essa crise de saúde pública. O contexto social e o comportamento das pessoas tornaram-se uma peça-chave para o enfrentamento e diminuição do contágio, além disso, esse cenário causou impactos ambientais ainda imensuráveis. Dessa forma, o presente trabalho se propôs a realizar uma análise da percepção socioambiental de moradores da cidade de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte, sobre a pandemia e o isolamento social. A metodologia contemplou a aplicação de um questionário com 18 perguntas a partir do uso do Google Forms, que foi divulgado em redes sociais e permaneceu aberto entre os dias 07 e 17 de abril de 2020. O questionário alcançou uma quantidade de 307 pessoas e os resultados foram submetidos a análise no software Excel, onde também foram produzidos gráficos. Foi evidenciada a crença majoritária dos entrevistados nas medidas de isolamento social, assim como identificou-se como principal impacto na vida destes os financeiros e de convivência social e familiar. A maioria dos participantes também acreditam que as ações humanas foram responsáveis por desencadear esta crise, demonstrando a necessidade de repensar essa relação entre sociedade e ambiente. Estudos de percepção tendem a evidenciar os pontos relevantes e como as pessoas passaram por esse momento, além de abrir espaço para análise das medidas necessárias para superação de crises sanitárias.
Referências
ALBUQUERQUE, A. C.; CAMPO, N. L. F.; SIMIONI, F. C. COVID-19: breve análise dos impactos ambientais causados pela pandemia, Revista Científica ANAP Brasil, v. 13, n° 30, p. 109-113, 2020.
ASKIN, L.; TANRIVERDI, O.; ASKIN, H. S. O efeito da doença de Coronavírus 2019 nas doenças cardiovasculares. Arq Bras Cardiol, v. 114, n° 5, p. 817-822, 2020.
BEZERRA, A. C. V.; SILVA, C. E. M.; SOARES, F. R. G. Percepção sobre o isolamento social no contexto da pandemia de Covid-19 no estado de Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, edição especial, 2020.
BEZERRA, A. C. V. e et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de Covid-19. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n° 1, 2020.
BISPO J., J. P.; SANTOS, D. B. COVID-19 como sindemia: modelo teórico e fundamentos para a abordagem abrangente em saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n° 10, p. 01-14, 2021.
BRASIL. Portal da Transparência. Acompanhar o auxílio emergencial 2021 (Coronavívus - COVID 19). Serviços e informações do Brasil. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/acompanhar-auxilio-emergencial. Acesso em 01 de set. 2022.
DUARTE, R. L.; ROCHA, C. H. B.; DIAS, J. S. Efeitos da pandemia da Covid-19 no meio ambiente: uma breve revisão crítica. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 17, n° 4, p. 82-94, 2021.
FICANHA, E. E. e et al. Aspectos biopsicossociais relacionados ao isolamento social durante a pandemia de Covid-19: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n° 8, 2020.
FOGAÇA, P. C.; AROSSI, G. A.; HIRDES, A. Impacto do isolamento social ocasionado pela pandemia COVID-19 sobre a saúde mental da população em geral: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n° 4, 2021.
GOES, E. F.; RAMOS, D. O.; FERREIRA, A. J. F. Desigualdades raciais em saúde e a pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n° 3, 2020.
MINAYO, M. C. S.; FREIRE, N. P. Pandemia exacerba desigualdades na Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n° 9, 2020.
MOURA, L. M. F. e et al. Exclusão digital em processos de transformação digital: uma revisão sistemática de literatura. Revista Gest@o.Org, v. 18, Ed. 2, p. 198-213, 2020.
NOGUEIRA, J. V. D.; SILVA, C. M. Conhecendo a origem do Sars-cov-2 (Covid-19). Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 11, n° 2, 2020.
PINHEIRO, G. de A. e et al. Estresse percebido durante período de distanciamento social: diferenças entre sexo. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n° 4, p. 10470-10486, 2020.
REZENDE, J. M. As grandes epidemias da história. À sombra do plátano: crônicas de história da medicina. São Paulo: Editora Unifesp, cap. 7, p. 73-82., 2009.
RODRIGUES, G. P. A. e GUIMARÃES J., D. S. Transformação digital em pequenos negócios no contexto da pandemia da COVID-19: uma revisão da literatura. DESENVOLVE: Revista de Gestão do Unilasalle. Canoas, v. 10, n° 3, 2021.
SANTOS, M. A.; OLIVEIRA, W. A.; CARDOSO, E. A. O. Inconfidências de Abril: impacto do isolamento social na comunidade trans em tempos de pandemia de Covid-19. Psicologia e Sociedade, v. 32, e020018, 2020.
SILVA, C. E. M. da e et al. Influência das condições de bem-estar domiciliar na prática do isolamento social durante a pandemia da Covid-19. Revista de Saúde e Ciências Biológicas, v. 8, n° 1, 2020.
SILVA, E. R. e COELHO, L. B. N. Sobre incursões da fauna silvestre a áreas urbanas durante a pandemia do novo coronavírus. Revista a Bruxa, v. 4, n° 2, 2020.
SILVA, L. L. S. da e et al. Medidas de distanciamento social para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil: caracterização e análise epidemiológica por estado. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n° 9, 2020a.
SOUZA, T. A. de e et al. Avaliação do conhecimento sobre a pandemia de Covid-19 entre estudantes de graduação do interior do estado do Rio Grande do Norte. Sustinere, v. 8, n° 1, 2020.
STEPKE, F. L. Perspectivas Bioéticas em um mundo em sindemia. Acta Bioethica, v. 26, n° 1, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Enaira Liany Bezerra Bezerra dos Santos, Karinny Alves da Silva, Yara Cristina da Silva Varela, Roseano Medeiros da Silva, Anne Katherine de Holanda Bezerra Rosado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.