Software QGIS como ferramenta de ensino de tópicos em hidrologia para o ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.261570

Palavras-chave:

educação, formação universitária, dados espaciais, recursos hídricos

Resumo

A disciplina de Hidrologia é parte integrante do currículo obrigatório dos cursos de graduação em engenharias e ciências da Terra. Nos últimos tempos, tem havido uma reavaliação dos conteúdos e das abordagens pedagógicas empregadas nessa disciplina. Paralelamente, tem sido uma prioridade proporcionar aos estudantes uma compreensão mais ampla e contextualizada do assunto, com a incorporação de softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) diretamente nas aulas. Portanto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a utilização das ferramentas proporcionadas pelo software de código aberto QGIS como componentes funcionais e tecnológicos no processo de aprendizagem durante as aulas de tópicos em hidrologia, promovendo o papel de mediador do professor, diante das diretrizes práticas para a integração dessas ferramentas nas aulas, focalizando em quatro módulos nos temas como Bacia Hidrográfica, Precipitação e Gestão de Recursos Hídricos. Foi observado que as ferramentas disponíveis no QGIS abordaram de maneira abrangente os tópicos tratados na disciplina, capacitando os alunos a visualizarem espacialmente os fenômenos e conceitos, desde o conceito de bacia hidrográfica até a gestão dos recursos hídricos naturais, utilizando técnicas de geoprocessamento. Em resumo, a utilização de geotecnologias, por meio da implementação prática no QGIS nas aulas de hidrologia, tem o potencial de aprimorar a abordagem educacional da disciplina, visando uma compreensão mais completa por parte dos alunos sobre os temas, especialmente quando as aplicações têm relevância direta para a vida cotidiana dos estudantes.

Biografia do Autor

Juarez Antonio da Silva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Engenharia Civil pelo (PPGEC-UFPE) e Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor pelo Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal de Pernambuco (Decart - UFPE).

Vanessa Silva de Moraes, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Engenheira Cartográfica pelo Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal de Pernambuco (Decart-UFPE).

Emylle Adrielly Miranda de Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Engenheira Cartográfica pelo Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal de Pernambuco (Decart-UFPE).

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Publicado

23.12.2024

Como Citar

Silva Júnior, J. A. da, Moraes, V. S. de, & Lira, E. A. M. de. (2024). Software QGIS como ferramenta de ensino de tópicos em hidrologia para o ensino superior. Revista De Geografia, 41(5), 196–212. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.261570

Edição

Seção

Artigo Científico