Software QGIS como ferramenta de ensino de tópicos em hidrologia para o ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.261570Palavras-chave:
educação, formação universitária, dados espaciais, recursos hídricosResumo
A disciplina de Hidrologia é parte integrante do currículo obrigatório dos cursos de graduação em engenharias e ciências da Terra. Nos últimos tempos, tem havido uma reavaliação dos conteúdos e das abordagens pedagógicas empregadas nessa disciplina. Paralelamente, tem sido uma prioridade proporcionar aos estudantes uma compreensão mais ampla e contextualizada do assunto, com a incorporação de softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) diretamente nas aulas. Portanto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a utilização das ferramentas proporcionadas pelo software de código aberto QGIS como componentes funcionais e tecnológicos no processo de aprendizagem durante as aulas de tópicos em hidrologia, promovendo o papel de mediador do professor, diante das diretrizes práticas para a integração dessas ferramentas nas aulas, focalizando em quatro módulos nos temas como Bacia Hidrográfica, Precipitação e Gestão de Recursos Hídricos. Foi observado que as ferramentas disponíveis no QGIS abordaram de maneira abrangente os tópicos tratados na disciplina, capacitando os alunos a visualizarem espacialmente os fenômenos e conceitos, desde o conceito de bacia hidrográfica até a gestão dos recursos hídricos naturais, utilizando técnicas de geoprocessamento. Em resumo, a utilização de geotecnologias, por meio da implementação prática no QGIS nas aulas de hidrologia, tem o potencial de aprimorar a abordagem educacional da disciplina, visando uma compreensão mais completa por parte dos alunos sobre os temas, especialmente quando as aplicações têm relevância direta para a vida cotidiana dos estudantes.
Referências
APAC. Monitoramento Pluviométrico. Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). (2024). Disponível em: http://old.apac.pe.gov.br/meteorologia/monitoramento-pluvio.php.
ANA. Base Hidrográfica Ottocodificada Multiescalas 2017 5k (BHO). Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. (2018). Disponível em: https://metadados.snirh.gov.br/geonetwork/srv/api/records/f7b1fc91-f5bc-4d0d-9f4f-f4e5061e5d8f.
ANA. Bacias Hidrográficas Ottocodificadas (Níveis Otto 1-7). Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. 2012. Disponível em: https://metadados.snirh.gov.br/geonetwork/srv/api/records/b228d007-6d68-46e5-b30d-a1e191b2b21f.
ANA. Unidades de Planejamento Hídrico. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, 2016. Disponível em: https://metadados.snirh.gov.br/geonetwork/srv/api/records/df48de18-753b-4789-964d-7f0967c53d08.
BARATTO, P. F. B. Análise de interpoladores espaciais para o mapeamento de chuvas mensais na Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí. Ufsm.br, 2022. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/26223.
CAMPINAS, D. DO S. N., PEREIRA, A. G. C., ALEIXO, L. R., VIANA, J. A. DOS S., ROSÁRIO, R. R. DO, ALVES, J. L. M., JUNIOR, L. N. DOS S., & BARROS, M. N. R. (2021). As Geotecnologias como uma ferramenta no ensino da Geografia / Geotechnologies as a tool in the teaching of geography. Brazilian Journal of Development, 7(3), 27668–27676.
CHEN, D.; SHAMS, S.; CARMONA-MORENO, C.; LEONE, A. Assessment of open source GIS software for water resources management in developing countries. Journal of Hydro-environment Research, v. 4, n. 3, p. 253–264, 2010.
DANIELLE; CAMPINAS, G.; ALEIXO, L. R.; et al. As geotecnologias como uma ferramenta no ensino da geografia / geotechnologies as a tool in the teaching of geography. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 26668–26676, 2021.
EMBRAPA. Brasil em Relevo - Embrapa Monitoramento por Satélite. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. 2006. Disponível em: https://www.cnpm.embrapa.br/projetos/relevobr/download/index.htm.
FRANÇA, E. B, SANTOS D. Uso do software livre “QGIS” na formação de docentes de geografia da Universidade Estadual de Alagoas - Campus IIII: Encontro Nacional e XI Fórum Estado, Capital, Trabalho – ENGPECT, IV., 2017, Aracaju-SE [...]: ISBN: 2237-0048, 2017. p. 1 – 16.
HALL, C. A.; SAIA, S. M.; POPP, A. L.; et al. A hydrologist’s guide to open science. Hydrology and Earth System Sciences, v. 26, n. 3, p. 647–664, 2022.
IBGE. Malha Municipal. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2022. https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/malhas-territoriais/15774-malhas.html.
IDRIZI, B.; LYUBKA PASHOVA; PAL NIKOLLI. Lifelong training program on QGIS tools for earth observation sciences in south-east Europe. European Journal of Geography, v. 12, n. 3, 2021. Disponível em: https://eurogeojournal.eu/index.php/egj/article/view/109.
KELLEHER, C. A.; GANNON, J. P.; JONES, C. N.; AKSOY, Ş. Best Management Practices for Teaching Hydrologic Coding in Physical, Hybrid, and Virtual Classrooms. Frontiers in Water, v. 4, 2022.
LEANDRO, M. Utilização do software QGIS na confecção de material didático para o ensino de geografia. Revista Ciranda, v. 8, n. 02, p. 21–30, 2024.
MAPBIOMAS. Mapbiomas Brasil. (2022). Disponível em: https://brasil.mapbiomas.org/.
PAULA FARINA GROSSER; XIA, Z.; ALT, J.; UWE RÜPPEL; SCHMALZ, B. Virtual field trips in hydrological field laboratories: The potential of virtual reality for conveying hydrological engineering content. Education and Information Technologies, v. 28, n. 6, p. 6977–7003, 2022. Springer Science+Business Media.
PENNER, G. C.; ALMEIDA, H. DA S.; MENDONÇA, N. M. Identificação e análise de estilos de aprendizagem para aprimorar o ensino em uma disciplina da engenharia. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e2549108446, 2020.
PEREIRA C. J.; CIRILO, J.; JOSÉ; et al. Nova ferramenta para o ensino de hidrologia e recursos hídricos. 2001. In: XIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e V Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa, Porto Alegre, 2001.Disponivel em: https://files.abrhidro.org.br/Eventos/Trabalhos/155/363.pdf.
POMPÊO, C. A. Ensino de Drenagem Urbana: em busca da motivação do aluno. XXVII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. 1999. p. 2404-2410. (Congresso). Disponível em http://www.abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/20/st/q/q085.pdf.
PIVARNÍKOVÁ V.; TROJAN, J. Adaptation of QGIS tools in high school geography education. The International Archives of the Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences, v. XLVIII-4/W7-2023, p. 161–168, 2023.
ROSAS-CHAVOYA, M.; GALLARDO-SALAZAR, J. L.; LÓPEZ-SERRANO, P. M.; ALCÁNTARA-CONCEPCIÓN, P. C.; LEÓN-MIRANDA, A. K. QGIS a constantly growing free and open-source geospatial software contributing to scientific development. Cuadernos de Investigación Geográfica, v. 48, n. 1, p. 197–213, 2022.
SEIBERT, J.; VIS, M. J. P. Teaching hydrological modeling with a user-friendly catchment-runoff-model software package. Hydrology and Earth System Sciences, v. 16, n. 9, p. 3315–3325, 2012.
SOUSA, I. Geotecnologias aplicadas no Ensino Fundamental II: contribuições da formação de professores de geografia em serviço. Metodologias e Aprendizado, v. 6, p. 127–142, 2023.
THOMPSON, S. E.; BOURKE, S. A.; CALLOW, J. N.; HIPSEY, M. R. Prioritizing Engagement of a Diverse Student Cohort in Online Hydrology Learning at the University of Western Australia. Frontiers in Education, v. 7, 2022.
THOMPSON, S. E.; NGAMBEKI, I.; TROCH, P. A.; SIVAPALAN, M.; EVANGELOU, D. Incorporating student-centered approaches into catchment hydrology teaching: a review and synthesis. Hydrology and Earth System Sciences, v. 16, n. 9, p. 3263–3278, 2012.
UNESCO. The Teaching of hydrology. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. 32 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000009051.
VIEIRA, T.; AUGUSTO, A.; JOÃO VICTOR SIQUEIRA. Relatos e experiências: Oficina remota de introdução ao software Qgis na XII Semana Acadêmica de geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Metodologias e Aprendizado, v. 6, p. 165–174, 2023.
WAGENER, T.; SIVAPALAN, M.; TROCH, P. A.; et al. The future of hydrology: An evolving science for a changing world. Water Resources Research, v. 46, n. 5, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juarez Antonio da Silva Júnior, Vanessa Silva de Moraes, Emylle Adrielly Miranda de Lira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.