TIPOS FUNCIONAIS VEGETAIS EM UM FRAGMENTO SOMBREADO DE MATA ATLÂNTICA, PERNAMBUCO
Résumé
A diversidade vegetal dos remanescentes da área original de Mata Atlântica se justifica pelo sucesso no estabelecimento dos vegetais. Isto se deve à relação entre a forma e função de seus órgãos, permitindo que as plantas façam ajustes morfoanatômicos em resposta às condições às quais estão submetidas. O tipo funcional vegetal (TFV) é definido como um grupo de vegetais que mostram alguns processos ou caracteres similares quando sob um mesmo ambiente. Para a identificação do TFV estabelecido sob o dossel das árvores de uma Mata Atlântica do Horto Zoobotânico de Dois Irmãos, em Recife PE, foram usados cinco transectos de 10 m de comprimento com 10 m de distância entre eles. As amostras vegetais entre 0,20 e 2 m de altura foram coletadas e analisadas no laboratório para verificar a morfologia foliar e para medir o comprimento, a largura e a área da lâmina foliar. Agrupamentos de Sorensen foram organizados em dois grandes grupos com a área da folha como um limitante entre eles. Este padrão parece ser uma ferramenta útil que minimiza os efeitos negativos da pouca luz disponível para estas plantas.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.