AS SEMELHANÇAS, DIFERENÇAS E INTERAÇÕES ENTRE OS MUNDOS VIVIDOS E OS CIRCUITOS DE FLUXOS SÓCIOESPACIAIS DE REDES DE DORMIR DO NORDESTE BRASILEIRO
Résumé
Há diferenças e semelhanças na produção e reprodução sócio-espacial dos lugares produtores de redes de dormir da região Nordeste do Brasil, cuja causa deve ser buscada nas interações entre seus mundos da vida, partilhados intersubjetivamente, e os mundos do sistema representados por seus circuitos de fluxos sócio-espaciais. O mundo vivido aparece como o solo daquilo que é dado como certo para as pessoas, apresentando uma estrutura formada por personalidade, sociedade e cultura. Tal mundo encontra-se em processo de colonização pelo mundo do sistema, representado pelo mercado e pelo Estado e suas instituições, que, no caso dos municípios fabricantes de redes de dormir do Nordeste brasileiro se refere aos circuitos de fluxos inferiores informais, circuitos de fluxos inferiores formais e circuitos de fluxos superiores secundários, além do Poder Público nele atuante. As relações entre mundo vivido e circuitos de fluxos sócio-espaciais da indústria têxtil de redes de dormir têm possibilitado novas formas de crescimento econômico e desenvolvimento sócio-espacial a partir de fora, baseadas nos Arranjos Produtivos Locais, sem, no entanto, deixar de considerar os processos de desenvolvimento endógeno, baseados na cultural local.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.