RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA: (RE) APROXIMAÇÕES DAS GEOGRAFIAS FÍSICA E HUMANA

Autor/innen

  • Alzenir Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Antonio Carlos de Barros Corrêa

Abstract

A trajetória da geografia contemporânea tem buscado um retorno à compatibilização entre os estudos que integrem as abordagens entre a produção do espaço socialmente construído e as organizações espaciais físicas. No bojo desta redefinição está o estudo do papel da natureza como materialidade imprescindível à existência humana dentro da geografia, este ensaio busca revisitar algumas perspectivas sobre o significado de natureza, e suas repercussões sobre o pensamento desta ciência. Por fim, analisa-se o surgimento e as repercussões do distanciamento crescente entre natureza e técnica no mundo atual.

Autor/innen-Biografie

Alzenir Silva, Universidade Federal de Pernambuco

O pesquisador possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com estágio sanduiche na Universidade de Durham, Reino Unido (2001) e pós-doutorado em geomorfologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) . Atualmente é docente e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, membro permanente dos programas de pós-graduação em geografia e arqueologia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia do quaternário, geomorfologia do semi-árido do Nordeste do Brasil, geomorfologia histórica e estrutural, aplicação de índices morfométricos na análise geomorfológica e análise geossistêmica.

Veröffentlicht

2010-02-02

Zitationsvorschlag

Silva, A., & Corrêa, A. C. de B. (2010). RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA: (RE) APROXIMAÇÕES DAS GEOGRAFIAS FÍSICA E HUMANA. Revista De Geografia, 26(2), 111–123. Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228760