DETECÇÃO DE TENDÊNCIAS NA OCORRÊNCIA DE VERANICOS NA MICRORREGIÃO DO PAJEÚ – PE
Abstract
O Semi-árido pernambucano tem como característica marcante a irregularidade espaço-temporal das precipitações pluviométricas. Em meio a essa irregularidade pode-se destacar a fenômeno dos veranicos, definidos, nesse contexto, como um período de dias consecutivos sem chuva dentro da estação chuvosa. Os veranicos prolongados, característicos do Sertão nordestino, têm um impacto considerável na agricultura de sequeiro, assim como nos recursos hídricos, elevando as taxas evaporativas, o que agrava a condição de semi-aridez. Diante de um quadro de mudanças climáticas associadas ao aquecimento global, o relatório do IPCC (2007) aponta que as regiões semi-áridas e áridas são as mais vulneráveis, sendo, portanto, imprescindível que essa vulnerabilidade seja quantificada assim como estudadas as possibilidades de mitigação e adaptação. Em vista disso, este trabalho se propôs a fazer uma tentativa de encontrar tendências na ocorrência de veranicos na Microrregião Geográfica do Pajeú-PE, constatando, a partir das séries históricas de precipitação de seis diferentes postos pluviométricos, no período de 1965 a 2004, que está ocorrendo uma tendência de aumento do tamanho máximo e do tamanho médio dos veranicos nessa Microrregião, porém a variável quantidade de veranicos não apresentou tendência significativa.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.