GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MONITORAMENTO DO USO DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHÃO, NO NORTE DE MINAS GERAIS
Abstract
Os avanços nos sensores de monitoramento terrestre e o desenvolvimento de softwares de sistema de informações geográficas permitiram estudar com maior agilidade e precisão a ocupação do espaço terrestre. Diante disso, a aplicação das geotecnologias em estudos ambientais se torna crescente, devido à necessidade de intervenção para conter a degradação ambiental. Associado a esse fato, a bacia hidrográfica é apontada, inclusive pela legislação brasileira, como território de gestão ambiental. Logo, as geotecnologias vêm sendo usadas para monitorar a ocupação do solo de bacias hidrográficas. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou analisar as alterações do uso do solo na Bacia Hidrográfica do rio Riachão, nos anos de 1989, 1999 e 2009, usando de recursos geotecnológicos, como imagens de satélites e de radar, além dos sistemas de informações geográficas. A escolha dessa bacia se deve ao conflito pelo uso da água que ocorre entre os ocupantes dessa área. Logo, os resultados encontrados neste artigo permitiram compreender melhor o conflito ambiental que ocorre na bacia hidrográfica do Riachão, no norte do estado de Minas Gerais.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.