CAPACIDADE DE USO DA TERRA NO ASSENTAMENTO PATATIVA DO ASSARÉ, PATOS-PB
Abstract
O processo de reflexão sobre os assentamentos rurais, entendido na dimensão da luta social pela conquista da terra e da permanência nela, redimensiona-se na medida em que a discussão pela Reforma Agrária intensifica-se, não apenas na distribuição de terras, mas também na potencialização da degradação ambiental que esses podem ocasionar quando da sua implementação. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar a capacidade do uso das terras do Assentamento Patativa do Assaré, em Patos, no Estado da Paraíba, para determinar as taxas de adequação de uso das terras a partir das classes de capacidade e a limitação de suporte ambiental. As classes de capacidade de uso (I a VIII) são baseadas no grau de limitação de uso e as subclasses representam as limitações quanto o uso, adotando medidas ou práticas conservacionistas adequadas. As terras do PA Patativa do Assaré (2.239,6 ha) encontram-se nas classes III, IV, VI e VIII, usos restritos do solo, sendo necessárias práticas intensivas de conservação. Essas classes representam em termos de uso da terra na área do assentamento a 43,23% de caatinga arbustiva arbórea aberta, 19,31% de caatinga arbustiva arbórea fechada, 31,91% de área antropizada e 5,55% encontram-se ocupada pelos corpos d’água. Palavras-chave: degradação ambiental; capacidade; uso; terra.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.