A AULA UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: RACIONALIDADES DO SABER-FAZER

Autor/innen

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos UFPE
  • Maria Raquel de Carvalho Azevedo Universidade Estadual do Ceará
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien Universidade Estadual do Ceará

Abstract

Este trabalho é resultado de uma investigação que tem por objeto o trabalho e a mobilização de saberes docentes, tendo como foco principal de análise os limites e as possibilidades da racionalidade pedagógica no Ensino Superior. A fundamentação teórica ancora-se em diversos estudos que procuram mapear as racionalidades que movem esses profissionais em situação de trabalho, tendo como referencial a prática. O objetivo da pesquisa foi compreender os elementos constituintes da relação teoria-prática no trabalho docente desenvolvido no curso de licenciatura em Geografia. A pesquisa move-se a partir do seguinte problema: Qual a relação teoria-prática no trabalho docente desenvolvido pelos professores do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza sem formação pedagógica? Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, uma vez que esta privilegia os significados, experiências, motivos, sentimentos, atitudes e valores dos professores envolvidos com o fenômeno a ser investigado. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes investigados, movidos por uma racionalidade técnica, possuem uma pedagogia própria pautada na transmissão do conteúdo, e segundo suas representações não consideram a formação pedagógica como base para a docência, mas sim os saberes da área específica da sua formação profissional.

 

Palavras-chave: Educação Superior, Ensino de Geografia, Trabalho Docente, Racionalidade Pedagógica.

Autor/innen-Biografie

Francisco Kennedy Silva dos Santos, UFPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Departamento de Ciências Geográficas (DCG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Pesquisador dos Grupos de Pesquisa Ensino de Geografia e Profisssionalização Docente (GEPED); Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), onde desenvolve estudos sobre a escola, a Universidade, o professor e a prática pedagógica.

Veröffentlicht

2012-05-19

Zitationsvorschlag

Silva dos Santos, F. K., Azevedo, M. R. de C., & Nóbrega-Therrien, S. M. (2012). A AULA UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: RACIONALIDADES DO SABER-FAZER. Revista De Geografia, 33(1). Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228979