IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE EVENTOS DE ESTIAGEM NO MUNICÍPIO DE ABELARDO LUZ-SC (1960-1999)
Abstract
Estiagem é uma expressão utilizada para representar a redução dos totais pluviométricos para valores abaixo ao da normal climatológica. As principais respostas das estiagens ocorrem na agricultura e na pecuária, onde normalmente acarretam grandes prejuízos. Assim, eventos de estiagem podem ser considerados como desastres naturais hidrológicos (MARCELINO, 2008). Nesse sentindo, a presente pesquisa busca avaliar os eventos de estiagem ocorridos no município de Abelardo Luz (SC), no período de 1960-1999, bem como, correlacionar-los com a atuação do fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS). Os resultados indicam que ocorreram dois eventos extremos mínimos de anomalia de precipitação e vários outros casos também representativos, além de eventos com 49 e 48 dias consecutivos sem chuva. No geral, as estiagens ocorreram, principalmente, no inverno e no outono e durante fases negativas (La Niña) ou de normalidade do ENOS.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.