TERRITÓRIOS PRODUTIVOS DA AGRICULTURA ORGÂNICA EM SERGIPE

Autor/innen

  • Cleane Oliveira Santos INSTITUO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE

Abstract

O consumo de produtos saudáveis e de boa qualidade tem levado a uma crescente expansão do consumo de alimentos produzidos sem o emprego de agrotóxicos. No estado de Sergipe, verifica-se a ampliação da agricultura orgânica com presença marcante de agricultores familiares atuando enquanto protagonistas do seu próprio processo de desenvolvimento. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar a configuração espacial da agricultura orgânica em Sergipe a partir da caracterização das escalas de produção e da participação social de pequenos agricultores no processo de transição rumo à agricultura orgânica em Sergipe. A produção orgânica está concentrada no território do Agreste Central Sergipano e é desenvolvida por pequenos agricultores inseridos em processos de organização e controle social vinculados ao Ministério da Agricultura.  Nas propriedades verifica-se uma variedade da produção orgânica, destacam-se as policulturas, e combinações de lavoura e pecuária. Tais produtos são comercializados em feiras agroecológicas semanais e, também, abastecem a alimentação escolar de alguns municípios sergipanos. Logo, observa-se uma reorientação dos sistemas produtivos de Sergipe, em vista do processo de transição agroecológica dos estabelecimentos agrícolas, assim como uma ascensão de demandas urbanas pelos orgânicos, fato que vem possibilitando a constituição de uma nova face do cultivo agrícola nos territórios produtivos de Sergipe.

Autor/innen-Biografie

Cleane Oliveira Santos, INSTITUO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE

Doutoranda, Mestre, Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial CNPQ/UFS. Atua na linha de pesquisa Dinâmica Ambiental. Professora de Geografia do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).

Veröffentlicht

2014-09-20

Zitationsvorschlag

Santos, C. O. (2014). TERRITÓRIOS PRODUTIVOS DA AGRICULTURA ORGÂNICA EM SERGIPE. Revista De Geografia, 31(1), 58–72. Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229075