PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE EROSÃO EM AMBIENTES ÚMIDOS DE ENCOSTA

Autor/innen

  • Felipe Gomes Rubira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Georgea do Vale de Melo Universidade Estadual de Maringá
  • Filipe Kallás Suhadolnik de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

Abstract

Este artigo baseou-se em reflexões teóricas sobre os processos erosivos e feições erosivas: os tipos, os fatores condicionantes e as causas de formação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica (congressos, periódicos, livros, dissertações e teses). Objetivou-se apresentar uma proposta de padronização quanto à conceituação das diversas formas de erosão presenciadas em ambientes úmidos de encostas com base em Conciani (2008). Quanto as conceituações dos tipos de erosões, verificou-se que se apresentam de forma ampla e às vezes generalizada, necessitam rapidamente que se crie um consenso destes termos entre a comunidade científica, uma padronização dos grupos. Esta pesquisa propõe que os tipos de erosões mais atuantes em climas úmidos sejam conceituados de acordo com a especificidade dos processos de formação, sendo definidos como: erosão pluvial por arrastamento; fluvial; interna; linear e laminar. 

Autor/innen-Biografien

Felipe Gomes Rubira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Mestrado em Geografia (Análise ambiental) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Integrante do Grupo de Pesquisa em Análise Espacial e Dinâmica Ambiental (GAEDA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Georgea do Vale de Melo, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Geografia (Bacharel e licenciatura Plena) pela Universidade Estadual de maringá (UEM)

Filipe Kallás Suhadolnik de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Geografia (Bacharel) pela Universidade Estadual de maringá (UEM)

Veröffentlicht

2016-04-21

Zitationsvorschlag

Rubira, F. G., Melo, G. do V. de, & Oliveira, F. K. S. de. (2016). PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE EROSÃO EM AMBIENTES ÚMIDOS DE ENCOSTA. Revista De Geografia, 33(1). Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229235