"A formação espacial brasileira"
Abstract
Desvelar a construção do Brasil é tarefa que há muito tempo vem ocupando a atenção de cientistas sociais e tantos outros sujeitos interessados em compreender os processos que levaram o Brasil e os brasileiros a se constituírem como um povo e um país únicos, distintos de tantos quantos existam. No transcurso de tal empresa intelectual importantes reflexões acerca do sentido da formação do Brasil e da sua inserção no mundo moderno já foram produzidas, muitas das quais configurando-se em teorias bastante ricas por permitirem interpretações coesas e frutíferas sobre aspectos relevantes da nossa sociedade, tais como: a gestação étnica do povo brasileiro, a formação do Estado e as relações sociais de classe, a constituição do sistema econômico nacional e a produção da identidade cultural brasileira. Entretanto, neste esforço intelectual conduzido através de diferentes disciplinas visando tornar o Brasil e os brasileiros inteligíveis, a elucidação da dinâmica de produção do território nacional - vista como uma dimensão representativa da constituição da formação social brasileira - foi frequentemente relegada a um segundo plano, configurando-se em objeto de atenção menor por parte do pensamento crítico nacional.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.