Possibilidades e desafios para prática docente no processo de aprendizado discente e o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ensino de Geografia

Autor/innen

  • Luiz Carlos Prazeres Serpa Alfino Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Kennedy Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229317

Abstract

O presente texto tem o proposito de discutir o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) como campo de possibilidades para a mediação pedagógica no ensino de Geografia e para construção de aprendizagens significativas, tendo como objetivo central desvelar no cenário da docência atual qual o ‘lugar’ das NTIC no trabalho docente. Neste primeiro momento, nos deparamos com as pesquisas do tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento” de caráter bibliográfico para dar suporte a nossas intervenções. As questões suscitadas nesta primeira fase da pesquisa levantam discussões a cerca de como as NTIC contribuem para promover a construção e a mobilização de saberes para o mundo do trabalho e aparecem como desafio para mediação da prática docente.

Autor/innen-Biografien

Luiz Carlos Prazeres Serpa Alfino, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geografia. Mestre em Comunicação, Licenciado e Especialista em História. Todos os cursos pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do curso de Licenciatura em Geografia da UFPE, modalidade EAD. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE)

Francisco Kennedy Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, do Departamento de Ciências Geográficas - DCG. Atua como professor permanente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO do DCG/UFPE. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE)

Veröffentlicht

2017-01-06

Zitationsvorschlag

Alfino, L. C. P. S., & Santos, F. K. S. (2017). Possibilidades e desafios para prática docente no processo de aprendizado discente e o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ensino de Geografia. Revista De Geografia, 34(2). https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229317

Ausgabe

Rubrik

Artigo Científico