A CARTOGRAFIA E AS CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

Autor/innen

  • Ronaldo dos Santos Barbosa Universidade Estadual do Maranhão
  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal do Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229324

Abstract

O presente artigo tem como objetivo destacar as contribuições que a cartografia trouxe para as correntes do pensamento geográfico. Trata-se de uma análise bibliográfica que aborda desde a geografia clássica à geografia contemporânea. Como forma de organização estruturou-se o artigo em três grandes matrizes epistemológicas e dentro de cada matriz identificou-se as correntes do pensamento geográfico e as contribuições da cartografia para cada uma delas. A primeira matriz identificada foi o positivismo que guiou a geografia tradicional e as correntes do determinismo, do possibilismo e do método regional. A segunda matriz foi o neopositivismo ou positivismo lógico que orientou a produção durante a chamada geografia nova e a última matriz que tem guiado a produção da geografia contemporânea, considerada por alguns pensadores como multiparadigmática, pois nela temos a geografia crítica orientada pelo materialismo dialético, a geografia humanística, cultural ou da percepção guiada pela fenomenologia e a geografia ambiental orientada pela visão sistêmica. No tocante a cartografia apresenta-se três correntes teóricas que tem guiado as pesquisas da área, a saber: a comunicação da informação cartográfica, a semiologia gráfica e cognição cartográfica.

Autor/innen-Biografien

Ronaldo dos Santos Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão

Professor Assistente do Curso de Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Doutorando em Geografia pela UFPE.

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal do Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pos-Graduacao em Geografia da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/UFPE/CNPQ).

Veröffentlicht

2017-12-22

Zitationsvorschlag

Barbosa, R. dos S., & Santos, F. K. S. dos. (2017). A CARTOGRAFIA E AS CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO. Revista De Geografia, 34(3). https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229324

Ausgabe

Rubrik

Artigo Científico