ELEMENTOS NATURAIS QUE FUNDAMENTAM A CONSERVAÇÃO DAS SERRAS SEMIÁRIDAS DO CENTRO-OESTE CEARENSE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229329Abstract
Ocorrem, no Centro-Oeste do Ceará-Brasil, maciços estruturais denominados de serras secas que, em meio à degradação do pediplano adjacente, transformaram-se em espaços estratégicos para ao desenvolvimento social e para a conservação dos recursos hídricos, da fauna e da flora. Este estudo objetivou indicar os elementos naturais que fundamentam a conservação das serras secas, pretendendo subsidiar a sua proteção e o seu ordenamento territorial. Assim, executou-se levantamentos bibliográficos, geocartográficos e o reconhecimento dos componentes geoambientais em campo, obtendo dados sobre a flora, a fauna, os relevos, os recursos hídricos e seus processos interativos. Constatou-se que as serras examinadas têm vegetação de caatinga na qual se destaca a aroeira (Myracrodruon urundeuva) e são habitats de espécies faunísticas como: cassaco (Didelphis albiventris), tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), onça-parda (Puma concolor), tatu (Tolypeutes tricinctus), peba (Euphractus sexcinctus) e veado catingueiro (Mazama gouazoupira) que são predados ou mortos. Os relevos oferecem limitações para a agropecuária devido à ocorrência de vertentes declivosas, às estruturas de fraturas e falhas que propiciam eventos de deslizamento e queda de blocos. Ademais, o desmatamento da caatinga arbórea-arbustiva potencializa a instabilidade das vertentes pela erosão laminar e concentrada nos Cambissolos Háplicos e Neossolos Litólicos, proporcionando o assoreamento de nascentes, rios e reservatórios hídricos.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.