Avaliação da Vulnerabilidade Ambiental de Regiões Tropicais Montanhosas com Suporte de SIG

Autor/innen

  • Braz Calderano EMBRAPA
  • Helena Polivanov Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Waldir de Carvalho Junior Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
  • Cesar da Silva Chagas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
  • Sebastião Barreiros Calderano Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229362

Abstract

O objetivo do trabalho foi aplicar uma metodologia para estimar áreas propensas a vulnerabilidade ambiental na região serrana do estado do Rio de Janeiro, utilizando análise multicritério e modelagem em (SIG), através da álgebra de mapas. Os procedimentos utilizados envolveram a aquisição, conversão, armazenamento digital de dados básicos de solo, litologia, relevo, declive, uso da terra, vegetação e pluviosidade, confecção de base de dados, modelo digital de elevação e superposição temática em SIG, com base na interação, ponderação e atribuição de valores específicos a cada fator condicionante da vulnerabilidade, segundo a sua importância. Assim, cada fator foi ponderado do menos vulnerável (1), para o mais vulnerável (5). O mapa final resultante estratifica a área em oito classes de vulnerabilidade: baixa, baixa a moderada, moderada, alta, alta a muito alta, muito alta, muito alta a extremamente alta e extremamente alta. As áreas mais vulneráveis estão associadas a um conjunto de fatores que incluem rochas, relevos e solos mais instáveis, menor proteção da cobertura vegetal e precipitação mais elevada, as menos vulneráveis estão associadas a condições geoambientais inversas. Os resultados produzidos servem de instrumento auxiliar ao planejamento ambiental das terras de paisagens montanhosas da região serrana. Palavras Chave: Gerenciamento das terras. Geoprocessamento. Álgebra de mapas. Modelo digital de elevação e sistema de informação geográfica.

Autor/innen-Biografien

Braz Calderano, EMBRAPA

Bacharel em Geografiapela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Mestre em Geografia (Geomorfologia e geoecologia de paisagem) pela UFRJ em 2003 e Doutor em Geologia (geologia de engenharia e ambiental) pela UFRJ em 2012. Atualmente é funcionário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.

Helena Polivanov, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ;Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ e Doutora em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Atualmente é professora titular do departamento de geologia/Igeo da UFRJ.

Waldir de Carvalho Junior, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, UFLA; Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ e doutor em ciência de solos pela Universidade Federal de Viçosa, UFV. Atualmente é funcionário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.

Cesar da Silva Chagas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.

Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ; Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, UFLA e doutor em ciência de solos pela Universidade Federal de Viçosa, UFV. Atualmente é funcionário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.

Sebastião Barreiros Calderano, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ;Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Atualmente é funcionário da Empresa Brasileira de Pesquisa.

Veröffentlicht

2018-09-13

Zitationsvorschlag

Calderano, B., Polivanov, H., Junior, W. de C., Chagas, C. da S., & Calderano, S. B. (2018). Avaliação da Vulnerabilidade Ambiental de Regiões Tropicais Montanhosas com Suporte de SIG. Revista De Geografia, 35(3), 269–288. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229362