ESPACIALIZAÇÃO EM MAPAS DOS CASOS DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS NA CIDADE DE BARREIRAS-BA-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229399Abstract
Este estudo espacializa em mapas as ocorrências de Dengue para os anos de 2015 e 2016 e Zica Vírus e Chikungunya para o ano de 2016, por não ter havido notificação dessas duas arboviroses no ano anterior, na cidade de Barreiras (BA). Também faz uma breve averiguação dos fatores, que podem estar contribuindo para a propagação do Aedes Aegypti nos bairros dessa cidade. Os casos retratados para o período considerado foram obtidos da Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica. Com os dados obtidos, foram confeccionados mapas separados em paletas de cores, tendo por finalidade indicar a quantidade de casos que foram notificados. Com as análises de campo, foi perceptível uma relação direta entre a alta taxa de casos nos bairros considerados com o cuidado em relação ao saneamento básico e a infraestrutura, já que foi visto e registrado por meio de fotografias digitais parâmetros que demonstraram esses descuidos. Outrossim, foi ainda constatado que não há uma relação direta entre as condições socioeconômicas da população abrangida com os cuidados para que não haja a proliferação do Aedes Aegipytis, uma vez que a imprecaução das pessoas em relação à doença se propaga em praticamente toda a cidade.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.