GEOMETRÓPOLES: TRILHANDO UMA CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL VIA SIG
Abstract
O presente trabalho tem como foco o desenvolvimento de um projeto de uma plataforma de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) elaborada de maneira participativa em todas as etapas de produção deste sistema, desde a aquisição de dados até a produção final de informações consolidadas em diferentes produtos cartográficos. Ser participativo aqui implica em uma visão de SIG que estará a serviço de todos os atores sociais aos quais interessem a discussão dos modos de produção espacial realizados nas cidades brasileiras, planejados atualmente de cima para baixo, de modo hegemônico. É um objetivo último, e fundamental deste projeto, possibilitar ao cidadão comum o acesso e a capacidade de manipular dados e informações espaciais para, através deles, participar de maneira qualificada do processo decisório de onde, como e quando uma intervenção espacial deve ser feita por parte do poder público. Para tanto, será levado a cabo não só a apresentação do que já vem sendo desenvolvido com a plataforma Geometrópoles, bem como serão realizadas discussões imprescindíveis acerca da definição de SIG e de SIG Participativo as quais tomamos por base, os desafios de se construir informações que representem a pluralidade das diferenças espaciais de cada grupo social envolvido e o que entendemos por participação.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.