LA “RE-EXISTENCIA” DESDE LOS TERRITORIOS COMUNITARIOS Y EL PATRIMONIO BIOCULTURAL FRENTE A LA MEGA-MINERÍA A CIELO ABIERTO EN MÉXICO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.234400Abstract
La problemática social y ambiental derivada del nuevo extractivismo minero va en aumento, para enfrentarla se han generado procesos de resistencia y lucha a nivel local y regional que han integrado temas de defensa del patrimonio histórico, planeación regional, proyectos en base a derechos humanos y ambientales, recuperación y re-existencia de modos de vida campesinos, entre otros. En los múltiples casos donde se ha impuesto esta mega-minería devastadora se ha puesto a la orden del día la necesidad de un enfoque de recuperación, no sólo en el aspecto físico-material y de restauración de suelos de los sitios mineros, sino en una perspectiva que parta de los procesos históricos tanto comunitarios como regionales, sus formas de sobrevivencia y lucha para regenerar la propia vida de los sitios y restaurar el tejido social.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.