POR UM DIÁLOGO SOBRE O PAPEL E O USO DAS TICS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: FIOS SOLTOS E POSSIBILIDADES DE UNI-LOS

Autor/innen

  • Lucas Antônio Viana Botêlho Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.234831

Abstract

No cenário atual, verifica-se a necessidade de pensar estrategicamente a inserção das tecnologias da informação e comunicação como possibilidade de formação de professores situada num campo de abertura aos processos de releitura e reinvenção das práticas. No entanto, igualmente pode-se constatar que há improvisos, gerado estes impasses quanto ao trato da questão, acarretando um mal atendimento e entendimento das demandas emergentes no chão da escola. Propõe-se um uso utilitarista e instrumental destes meios, ao invés de toma-los como possibilidade de ação criativa e participativa. O presente trabalho objetiva discutir impasses, improvisos e possibilidades quanto ao uso e ao papel das TICs na formação e na prática cotidiana dos professores de Geografia. Faz-se um levantamento de referências que possam construir uma leitura e análise crítico-reflexiva do tema, mergulhando na seara de questões que permeiam o debate e formulando possíveis proposições a se pensa-las e questiona-las a partir de problematizações outras.

Autor/innen-Biografien

Lucas Antônio Viana Botêlho, Universidade Federal de Pernambuco

Discente de doutorado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Geografia (PPGeo/UFPE). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal - Canadá. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO/UFPE. Professor permanente e pesquisador do curso de graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO do DCG/UFPE na linha de pesquisa Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço. 

Veröffentlicht

2018-05-12

Zitationsvorschlag

Botêlho, L. A. V., & Santos, F. K. S. dos. (2018). POR UM DIÁLOGO SOBRE O PAPEL E O USO DAS TICS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: FIOS SOLTOS E POSSIBILIDADES DE UNI-LOS. Revista De Geografia, 35(2), 22–34. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.234831