A formação socioespacial brasileira na visão de Milton Santos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.239192Schlagworte:
formação socioespacial. meio técnico-científico-informacional. territorio usado., formação socioespacial. meio técnico-científico-informacional. territorio usado. BrasilAbstract
Este artigo tem por objetivo situar Milton Santos nos estudos sobre a formação social do Brasil, desde a obra, O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Milton Santos e María Laura Silveira introduzem uma nova dimensão para entender a formação do território brasileiro, de caráter espacial, pelas categorias formação socioespacial e território usado. O estudo da formação do território brasileiro, objeto central deste artigo, é examinado pelas duas partes da obra, que se compromete fazer uma análise do território brasileiro, seguida de uma síntese. A análise é consubstanciada pelas mudanças no território pelo advento das técnicas (objetos e ações), refletidas na passagem de um meio natural para um meio técnico, e na conformação de um meio técnico-científico-informacional, diante dos avanços do processo de globalização.
Literaturhinweise
ELIAS, Denise. Milton Santos: Aconstrução da geografia cidadã. In: Elciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, vol. VI, núm. 124, 30 de septiembre de 2002.
HAESBAERT, Rogério. Viver no limite:território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
MOREIRA, Ruy. A formação espacial brasileira: contribuição crítica aos fundamentos espaciais da geografia do Brasil. 2ª ed., Rio de Janeiro: Consequência, 2014
PORTO-GONÇALVES, Carlos W. Areinvenção dos territórios na América Latina/Abya Yala. México: Universidade Nacional Autónoma de México, 2012.
RIBEIRO, Wagner Costa. Milton Santos: aspectos de sua vida e obra. In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos.Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, vol. VI, núm. 124, 30 de septiembre de 2002.
SANTOS, Marie-Hélène Tiercelin. Biografía Milton Santos(1926-2001). Por Marie-Hélène Tiercelin dos Santos com títulos de Jacques Levy. Disponível em: http://miltonsantos.com.br/. Acesso em: 21 nov.2017
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI,Record, Rio de Janeiro, 2001
SANTOS, Milton. Sociedade e Espaço: Formação Espacial como Teoria e como Método. Antipode, nº 1, vol. 9, jan./fev. de 1977.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova,HUCITEC-EDUSP, São Paulo, 1978.
SANTOS, Milton. O espaço dividido,Livraria Editora Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1978.
SANTOS, Milton. Espaço e Método,Nobel, São Paulo, 1985.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado, HUCITEC, São Paulo, 1988.
SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira,Hucitec, São Paulo, 1993.
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico-científico informacional,Hucitec, São Paulo, 1994.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção.Hucitec, São Paulo, 1996.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal.Record, Rio de Janeiro, 2000.
SILVA, Maria Auxiliadora da. Milton Santos: a trajetória de um mestre. In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos.Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, vol. VI, núm. 124, 30 de septiembre de 2002. Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-124.htm. Acesso em: 21 nov.2017.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Ronaldo Leão de Miranda, Vivian Costa Brito, Ivo Marcos Theis, Gilberto Friedenreich dos Santos

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.