Agronegócio globalizado e (re)estruturação urbano-regional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254811Schlagworte:
agronegócio globalizado, relações campo-cidade, regiões produtivas do agronegócio, Brasil, (re)estruturação urbano-regional.Abstract
A reestruturação econômica que caracteriza o período histórico atual atinge também a agropecuária, resultando na difusão do agronegócio globalizado no Brasil. Esses processos contribuem para a explicação de diversas novas dinâmicas socioespaciais que vêm sendo observadas e são responsáveis pela (re)estruturação do espaço agrícola, urbano e regional em várias partes do país. Como resultados, podemos destacar: aumento da densidade técnica-científica-informacional no espaço agrícola; nova distribuição de funções produtivas pelo território; difusão de especializações territoriais produtivas; intensificação da divisão social e territorial do trabalho; novas relações campo-cidade; intensificação da urbanização da sociedade e do território; (re)estruturação urbano-regional, entre outros. Os principais objetivos deste trabalho são: avançar nos estudos sobre as novas tendências da urbanização brasileira associadas ao agronegócio globalizado; compreender os processos de (re)estruturação urbano-regional no âmago da difusão do agronegócio; debater a noção de região produtiva do agronegócio e apresentar os elementos de identificação e caracterização da mencionada região. Esperamos que o presente artigo contribua para trazer esse debate para a comunidade acadêmica, no intuito de avançar nas formulações propostas com vistas a aperfeiçoar o caminho analítico que vem sendo trilhado.
Literaturhinweise
DELGADO, G. da C. Capital Financeiro e Agricultura no Brasil. São Paulo: Ícone/Ed. UNICAMP, 1985.
ELIAS, Denise. Globalização e agricultura. São Paulo: EDUSP, 2003.
ELIAS, Denise. Ensaios sobre os espaços agrícolas de exclusão. Revista Nera (UNESP), v. 1, n. 8, p. 29-51, 2006a.
ELIAS, Denise. Globalização e fragmentação do espaço agrícola do Brasil. Scripta Nova, v. 1, p. 59-81, 2006b.
ELIAS, Denise. Redes agroindustriais e urbanização dispersa no Brasil. Scripta Nova, v. XII, p. 74-96, 2008.
ELIAS, Denise. Agronegócio e novas regionalizações no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), v. 13, p. 153-170, 2011.
ELIAS, Denise. Consumo produtivo em regiões do agronegócio. In: BELLET, C.; MELAZZO, E.; SPOSITO, M. E.; LLOP, J. M. (Org.). Urbanización, producción y consumo en ciudades medias / intermedias. PP: UNESP; Lleida: Edicions de la Universitat, 2015. p. 35-56.
ELIAS, Denise. Construindo a noção de Região Produtiva do Agronegócio. In: OLIVEIRA, H. C. M.; CALIXTO, M. J. M. S.; SOARES, B. R. (Org.). Cidades médias e região. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. p. 19-55.
ELIAS, D.; PEQUENO, R. Mossoró: o novo espaço da produção globalizada e aprofundamentos das desigualdades socioespaciais. In: SPOSITO, M. E.;
ELIAS, D; SOARES, B. R. (Org.). Agentes econômicos, reestruturação urbana e regional: Passo Fundo e Mossoró. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MARTINS, J.S. Expropriação e violência. São Paulo: Hucitec, 1980.
OLIVEIRA, A. U. de. Geografia agrária: perspectivas no início do século XXI. In:
OLIVEIRA, A. U. De; MARQUES, M. I. M. (Org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção social. São Paulo: Editora Casa Amarela e Editora Paz e Terra, 2004.
SANTOS, M. O Espaço Dividido. Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
SANTOS, M. Circuitos espaciais da produção: um comentário. In: SOUZA, M.
A. A.; SANTOS, M. (Orgs.). A construção do espaço. São Paulo: Nobel, 1986.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.
SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Hucite, 1994.
SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. São Paulo: Hucitec, 2000.
SPOSITO, M. E. Novas redes urbanas: cidades médias e pequenas no processo de globalização. Revista de Geografia, v. 35, p. 51-62, 2010a.
SPOSITO, M. E. Formas espaciais e papéis urbanos: as novas qualidades da cidade e do urbano. Cidades, v. 7, p. 125-147, 2010b.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.