Caracterização da Bacia Hidrográfica do rio Pajeú - PE, situada na Bacia do São Francisco
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.255829Schlagworte:
Bacia hidrográfica, caracterização, rio Pajeú, análises hidrogeomorfológicasAbstract
Na atualidade, o estudo de bacias hidrográficas se faz cada vez mais necessário, visando compreender o seu comportamento hidrológico e geomorfológico, e com isso realizar uma gestão mais eficiente, não só dos recursos hídricos, mas de todos os componentes que integram o sistema de uma bacia. Observa-se a necessidade de analisar características como formato, seu sistema de drenagem, seus parâmetros de elevação e declividade, entre outras análises de fundamental relevância. Tendo este cenário em evidência, o presente trabalho buscou realizar uma caracterização da bacia do Rio Pajeú, localizada em Pernambuco, no Nordeste do Brasil, sendo essa a maior bacia hidrográfica do Estado, ocupando cerca de 16,97% de todo o território estadual. O Pajeú, principal rio da bacia, apresenta um regime fluvial intermitente, e desagua no Lago de Itaparica, no Rio São Francisco. Verificou-se que a bacia possui um sistema de drenagem considerado compacto, onde as classes dos cursos d’água variam entre 1 e 3, atestou-se ainda que a mesma possui um formato alongado e com uma altitude média de 500 m, o que dificulta a ocorrência de inundações. Em suma, para realização das análises quanto às características físicas e de relevo, foi utilizado o software QGIS, para confecção dos mapas e análise dos Modelos Digitais de Elevação. A bacia apresentou um Coeficiente de compacidade (Kc) igual a 2,297, um Fator de forma (Kf) correspondente a 0,166, e uma Densidade de drenagem (Dd) de 0,051 km/km².
Literaturhinweise
ABBASPOUR, K. C.; ROUHOLAHNEJAD, E.; VAGHEFI, S.; SRINIVASAN, R.; YANG, H.; KLØVE, B. A continental-scale hydrology and water quality model for Europe: Calibration and uncertainty of a high-resolution large-scale SWAT model. Journal of Hydrology, v. 524, n. 1, p. 733-752, 2015.
APAC. Agência Pernambucana de Águas e Clima. Bacias Hidrográficas – Rio Pajeú. Disponível em: https://www.apac.pe.gov.br/169-bacias-hidrograficas-rio-pajeu/202-bacia-do-rio-pajeu. Acessado em 02/05/2022.
ANDERSON, P. S. Fundamentos para fotointerpretação. Sociedade Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, 136 p., 1982.
BORSATO, F. H; MARTONI, A. M. (2004) Estudo da fisiografia das bacias hidrográficas urbanas no município de Maringá, estado do Paraná. Revista Acta Scientiarum. v. 26, n. 2, p. 273-285, 2004.
CHRISTOFOLLETI, A. Geomorfologia. Edgar Blucher, São Paulo, 1980.
CBHSF. Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco - CBH do Rio Pajeú – Pernambuco. Disponível em: https://cbhsaofrancisco.org.br/comites-de-afluentes/cbh-do-rio-pajeu-pernambuco/. Acessado em 14/05/2022.
GALVÍNCIO, J. D.; SOUSA, F. A. S. DE; SRINIVASAN, V. S. Análise do relevo da bacia hidrográfica do açude Epitácio Pessoa. Revista de Geografia. v. 23, n. 1, p. 54-69, 2006.
HORTON, R. E. Erosional development of streams and their drainage basins: hidrophysical approach to quantitative morphology. Geological Society of America Bulletin. v. 56, p. 275-370, 1945.
LIMA, W. P. Princípios de manejo de bacias hidrográficas. Esalq, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1976.
TRENTIN, R.; ROBAINA, L. E. S. Metodologia para mapeamento Geoambiental no Oeste do Rio Grande do Sul. In: XI Congresso Brasileiro de geografia Física Aplicada. São Paulo. Anais... São Paulo, p. 3606-3615, 2005.
VILLELA, S. M.; MATTOS A. Hidrologia aplicada. São Paulo: MaxGraw-Hill do Brasil. 245 p., 1975.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.