CONTRIBUIÇÃO À ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DOS DEPÓSITOS DE CACIMBAS NA ÁREA DE FAZENDA NOVA, BREJO DA MADRE DE DEUS – PE
Resumen
O município de Brejo da Madre de Deus apresenta o maior número de ocorrências de depósitos de tanques com megafauna registradas no Estado de Pernambuco. O trabalho teve como objetivo colaborar com o estudo geomorfológico na região de Fazenda Nova e adjacências, com enfoque na Fazenda Logradouro, localidade Incó, Para tanto, foram realizados mapeamento das ocorrências de depósitos de tanques fossilíferos e descrição de uma seção estratigráfica. De onze localidades cadastradas, quatro são novas ocorrências, estando elas preferencialmente associadas a granito pórfiro em zona de intercessão de linhas de fraturas. Os depósitos encontram-se distribuídos entre áreas com ocorrências de inselbergs à pedimentos intermontanos. A seção estratigráfica demonstrou que o depósito possui três fases distintas de preenchimentos por fluxos de detritos, estando os fósseis concentrados na camada intermediária. Sendo assim, o registro das ocorrências geomorfológicas associadas aos depósitos fossilíferos de mamíferos pleistocênicos no Município de Brejo da Madre de Deus visa colaborar com o estudo do Neógeno continental no estado de Pernambuco, contribuindo para a elucidação da dinâmica da paisagem semi-árida no Nordeste do Brasil.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.