SOBRE QUINTAS, FAZENDAS E PLANTADORES DE CAJÚ: ESTADO E AGRICULTURA FAMILIAR NA PRODUÇÃO DA REGIÃO DO CAJU CEARENSE
Abstract
Este ensaio constitui um exercício de aproximação da categoria agricultura familiar. A articulação trabalho familiar e propriedade da terra ao tempo que se destaca como característica central dessa categoria, também representa um aspecto que a torna genérica, devido à diversidade de formas sociais e situações específicas que a agricultura familiar assume no tempo e no espaço. Investigar os fatores que explicam o dinamismo econômico da agricultura familiar ou analisar os mecanismos de seu “equilíbrio” precário e instável de reprodução? Essas são duas perspectivas de abordagem dessa temática. Ainda com o intuito de problematizar essa categoria, retomamos um estudo sobre a agricultura do caju, realizado no final dos anos 90 em Cascavel, Estado do Ceará, focalizando, através da discussão do papel do Estado e dos produtores familiares de castanha (“plantadores de caju”), o processo de expansão desse sistema produtivo e seus principais dilemas de reestruturação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.