DINÂMICA DE DUAS POPULAÇÕES HERBÁCEAS DE UMA ÁREA DE CAATINGA, PERNAMBUCO, BRASIL
Abstract
Foi observado o comportamento populacional de Cryptanthus bahianus L.B. Sm. (Bromeliaceae) e Dioscorea coronata Haumam (Dioscoreaceae). Foram instaladas 105 parcelas de 1 x 1 m em uma área de caatinga, no município de Caruaru-PE, pertencente à Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária-IPA, onde os indivíduos da população foram marcados, contados e identificados. Mensalmente, durante 16 meses, as parcelas foram monitoradas para verificar a ocorrência de natalidade e mortalidade nas populações selecionadas. No início do monitoramento não foi registrado a presença de nenhum indivíduo da espécie C. bahianus, sendo encontrada apenas no microhabitat ciliar a partir de julho com oito indivíduos. A densidade inicial de D. coronata foi de 150 indivíduos, sendo representada nos três microhabitats. As duas populações apresentaram mortalidade acentuada na estação seca. As maiores taxas de natalidade em C. bahianus estiveram presentes durante as estações chuvosas, mantendo-se nula por vários meses da estação seca. Em D. coronata, nascimentos praticamente não foram observados na estação seca, todavia, quase todos os indivíduos morrem nos primeiros meses dessa estação. A dinâmica das populações estudadas foi influenciada pela interação entre a sazonalidade e as condições de estabelecimento.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.