GEOMORFOLOGIA APLICADA À RECONSTRUÇÃO E AO MONITORAMENTO DO IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM AMBIENTES GLACIAIS
Abstract
Este artigo apresenta interpretações geomorfológicas de amostras coletadas na zona proglacial das geleiras Ecology e Wanda, ilha Rei George, Antártica. O estudo identifica os diferentes tipos de depósitos, construindo, assim, um mapa geomorfológico e um modelo da evolução para a deglaciação das geleiras em resposta ao aumento regional da temperatura. Os dados foram obtidos mediante coleta e análise sedimentar, fotointerpretação de fotografias aéreas e análise de imagens de satélites SPOT, tomadas em diferentes anos. Ambas geleiras têm apresentado retração glacial nas últimas décadas, resultando num ambiente geomorfológico, com a exposição de várias geoformas e depósitos. Os dados geomorfológicos mostram distintas fases de deglaciação para as geleiras com uma aceleração de sua retração. Entretanto, é possível observar diferenças entre os processos de deglaciação das duas geleiras. A geleira Ecology (1.34 km²) perdeu uma área superior a geleira Wanda (0.64 km²) nas ultimas décadas. Depósitos formados na base da geleira predominam no ambiente de deglaciação. A grande proporção de sedimentos finos, rochas estriadas, pavimento de clastos, blocos stoss and lee e depósitos subglaciais indicam que as duas geleiras tem regime termal basal temperado (base úmida).Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.