ÁGUA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ZONA RURAL DAS MICRORREGIÕES DO AGRESTE E CURIMATAÚ DA PARAIBA
Abstract
Durante muito tempo, pensava-se que única forma de resolver a falta de água no semiárido nordestino fosse à construção de açudes. Essa realidade não difere muito da existente nos sítios do km 21, em Campina Grande, PB, e Pedra Redonda, em Pocinhos, PB, ambos localizados, respectivamente, nas microrregiões do Agreste e Curimataú da Paraíba. Diante disto, houve a necessidade de se estabelecer o regime pluvial e os volumes potenciais de captação de água da chuva, sendo essas determinações os objetivos principais deste trabalho. Séries pluviais de Pocinhos, cedidas pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, Campina Grande, PB, foram analisadas usando as distribuições estatísticas de frequência, de medidas de tendência central e dispersão, sendo estabelecidos o regime pluvial, os volumes potenciais de captação de água. O regime pluvial é irregular, assimétrico, a mediana é a medida de tendência central recomenda. Os volumes potenciais de captação de água da chuva variaram de 133 e 358 litros por m-2 e a água armazenada nos Tanques de Pedras é a principal fonte de água, para fins de consumo humano e animal, lavagem de roupa e regar plantas, para 97,6% dos moradores do sítio Pedra Redonda e 41,7 % do km 21, o que permite não somente a sobrevivência dessa comunidade, mas uma melhor qualidade de vida.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.