O GERENCIAMENTO COSTEIRO DO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO – UMA ANÁLISE COM DESTAQUE PARA O MUNICÍPIO DE UBATUBA
Abstract
O gerenciamento costeiro é um importante instrumento de planejamento ambiental. O histórico apresentado para o município de Ubatuba em SP representa um importante exemplo de amadurecimento e integração de ações e atores para a implantação desse instrumento. Apesar de várias estratégias e a implantação de regras definidoras de uso, o rápido crescimento populacional não impediu a degradação dos recursos, e a pressão antrópica nas áreas que deveriam ser conservadas. Todavia, dentro dessa gestão integrada, observou-se uma lacuna com respeito à aplicação de um dos principais instrumentos do gerenciamento costeiro: o sistema de informação. A disponibilidade da informação geraria um novo quadro participativo, minimizando inclusive a especulação imobiliária sobre as áreas com maiores restrições ambientais, consequentemente minimizando as pressões sobre elas.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.