FLORÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS SAMAMBAIAS E LICÓFITA DO ENGENHO ANIMOSO (AMARAJI, PERNAMBUCO, BRASIL)
Abstract
Considerando a perda e fragmentação da Floresta Atlântica Nordestina, a realização de inventários florísticos é essencial para quaisquer ações conservacionistas desta região biogeográfica. Assim, o presente estudo teve como objetivo inventariar as espécies de samambaias e licófitas em fragmentos florestais pertencentes ao Engenho Animoso (Amaraji, Pernambuco, Brasil), apresentando também informações relacionadas aos aspectos ecológicos, à distribuição geográfica mundial e entre os domínios fitogeográficos brasileiros, e a raridade (regional) das espécies. Para o inventário florístico, foram realizadas cinco excursões nas quais os fragmentos foram explorados dando ênfase aos ambientes preferenciais de ocorrência das samambaias e licófitas. Os processos de coleta, identificação, herborização e as análises da distribuição geográfica e raridade das espécies seguiram a literatura especializada. Para os quatro fragmentos florestais do Engenho Animoso, foram registradas 28 espécies de samambaias e apenas uma espécie de licófita, distribuídas em 21 gêneros e 14 famílias, sendo Pteridaceae, Polypodiaceae e Thelypteridaceae, com quatro espécies cada, as mais representativas. Em relação aos aspectos ecológicos, foi observado um predomínio de espécies herbáceas (ca. 90%) e terrícolas (ca. 65%). A análise da distribuição geográfica mundial evidenciou o predomínio de espécies americanas (18 spp.) seguido pelas pantropicais (sete spp.). Das espécies estudadas, 23 ocorrem no domínio da Amazônia (ca. 79%), 19 no Cerrado (ca. 65%), 15 no Pantanal (ca. 52%), cinco na Caatinga (ca. 17%) e apenas uma no domínio do Pampa (ca. 3%). Apenas a espécie Hecistopteris pumila (Spreng.) J. Sm. é considerada rara na Floresta Atlântica Nordestina. Os dados obtidos indicam que a área estudada detém uma riqueza razoável de samambaias e licófita em relação ao cenário da Floresta Atlântica Nordestina, demonstrando assim a real necessidade de efetivas ações de conservação e preservação para esta.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.