PROPOSTA DE ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL PARA A BACIA DO RIO ALMADA - BAHIA
Abstract
O Zoneamento Geoambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Almada, situada na região Sul do Estado da Bahia, Brasil, foi fundamentado nas concepções metodológicas da Teoria Geossistêmica. Fez-se uso das técnicas de geoprocessamento para a obtenção das informações espaciais geo-referenciadas. Teve como base as análises dos diversos componentes geomabiental (geologia, geomorfologia, declividade, hidrografia, solos e uso e ocupação do solo), acompanhados de mapas temáticos. Segundo o modelo geossistêmico e critérios geomorfológicos, por melhor sistematizarem os demais componentes geoambientais. Foi possível delimitar cinco Unidades Geoambientais com características homogêneas quanto aos aspectos físicos e determinar as potencialidades e limitações ambientais de cada unidade identificada, diante das atuais formas de uso da terra. Este trabalho contribui para o ordenamento territorial e planejamento da área de estudo através de recomendações para a preservação da qualidade ambiental.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.